Banhos e Tosquias
Seja o seu melhor amigo um cão ou um gato, já deve ter ponderado se deveria dar banho ou fazer tosquia. Quem não gosta de um peludo cheiroso? Esta prática é feita de forma geral, mas será que todos os animais são candidatos a tosquia? Quantas vezes deve ser dado banho? Aqui vamos tirar-lhe todas as dúvidas!
PELO. PARA QUE SERVE?
A principal função do pelo é proteger o animal de temperaturas extremas, seja frio ou calor. Os tipos de pelagens podem ser diversos, desde curta a comprida, com pelo mais duro ou suave, ou até com duas camadas de pelo.
A mudança de pelo faz-se na altura da mudança de estação, porém a influência da luz solar também provoca esta alteração. É por este motivo que alguns cães de apartamento, que estão sujeitos a luz artificial de forma mais constante, acabam por perder pelo ao longo de todo o ano.
QUANDO DEVO DAR BANHO AO MEU CÃO?
Tal como nós humanos, os cães devem fazer uma limpeza periódica. Esta limpeza evita odores desagradáveis e faz com que o seu cão se sinta mais confortável. A periodicidade depende do modo de vida, atividades diárias e época do ano.
Então quando deve dar banho? Se o seu animal rebolou em lama, dejetos ou qualquer local que lhe tenha causado mau cheiro deve dar banho ao seu animal sem restrições. Caso queira dar banho apenas por uma questão estética ou para tirar o “cheiro a cão” característico, recomenda-se apenas um banho por mês no máximo. Em alguns casos este banho está associado a tosquia (se necessário).
No inverno pode, e deve, apenas dar banho se necessário. No verão deve ter uma rotina de banho mais cuidada, e atenção as idas a praia – deve sempre passar o seu cão por água doce após sair do mar.
No caso dos cachorros os banhos devem ser evitados, salvo extrema necessidade e com recomendação do médico veterinário.
TOSQUIA. DEVE OU NÃO FAZER?
A tosquia estética é feita para ajudar a renovar o pelo e a mantê-lo forte e saudável. Contudo, se acha que deve tosquiar para cair menos pelo, não se engane, a quantidade de pelo que cai é a mesma, apenas o pelo é mais pequeno. Para diminuir eficazmente a queda de pelo deve proporcionar ao seu animal um multivitamínico especifico para o pelo com óleos essenciais nas alturas mais criticas, e uma ração de boa qualidade o ano todo.
Tendo em conta o tipo de pelo, pode ou não ser aconselhável a tosquia. Veja os seguintes exemplos:
- Cães de pelo curto (labrador por exemplo) – não devem ser tosquiados apesar de largarem algum pelo.
- Cães de pelo longo – são candidatos a tosquia para manter o pelo forte e saudável.
- Cães de pelo duplo (Husky ou pastor alemão por exemplo) – não são candidatos a tosquia. Nestes animais em específico o sub-pelo muda aquando da estação do ano, para que mantenham a proteção contra o frio e calor.
- Nos gatos a tosquia só deve ser feita em gatos de pelo comprido e se necessário. São animais que devem ser treinados para este tipo de manipulação desde cedo devido ao grande stress que pode ser causado.
Pode tosquiar o seu melhor amigo por razões estéticas e/ou higiénicas, mas pode ser necessário tosquiar apenas uma parte localizada do animal, seja para cirurgia, tratar de feridas ou colocar um cateter.
QUE TIPOS DE TOSQUIAS EXISTEM?
Dependendo do tipo de pelo, da raça e da finalidade que pertence, há algumas opções de tosquias:
- Tosquia completa: feita normalmente à máquina e no corpo todo de igual forma, está indicada para cães de pelo longo com tendência para “chocas”.
- Tosquia higiénica: tosquia usada para remover pelo das zonas que mais necessitam de higiene (barriga, base da cauda, perto das patinhas, e olhos). Qualquer animal pode realizar este tipo de tosquia se necessário.
- Stripping: tosquia em que o pelo é removido a mão, sem tesoura ou lâmina. Largamente usada em cães de pelo cerdoso (Schnauzer p.e.).
- Tosquia de raça: quando uma raça tem um corte próprio que os favorece esteticamente. Raça como Yorkshire Terrier ou Caniche são exemplos de animais que tem um corte de raça.